Sejam Bem-Vindos!

Este blog surge com o intuito de demonstrar, informar, esclarecer e motivar as pessoas a buscarem acrescentar mais qualidade a suas vidas. Queremos que todos os visitantes sintam-se bem-vindos e que repassem o conhecimento aqui postado adiante. Afinal, "Se você tem conhecimento, deixe os outros acenderem suas velas nele (Margaret Fuller)".



Professora Cirlei Cancian
Email:cirleicancian@yahoo.com.br
HORÁRIO DAS AULAS
PILATES SOLO E RELAXAMENTO:Segundas e quintas-feiras:7:30 e 8:30 (manhã)
terças e quintas-feiras:18:00
PILATES BOLA E SOLO: segundas e quintas-feiras:9:30;terças:7:30 e 8:30; terças e quintas-feiras:17:00




sábado, 11 de setembro de 2010

Exercícios físicos no controle do glaucoma

Queridos alunos e seguidores deste blog. Fiquei feliz ao saber que os exercícios fisicos ajudam no controle do glaucoma e prevenção da cegueira. Mais um motivo que nos leva a continuar praticando nossas atividades. Conforme informações dos especialistas devemos ter cuidado com o levantamento de peso na musculação principalmente o supino e a retenção de ar durante a prática de exercícios porque eleva a pressão intra-ocular
OBRIGADA SENHOR, porque podemos enxergar a beleza de tua criação todos os dias e o sorriso das pessoas que amamos! Profª Cirlei
Fonte deste texto: Oftalmed Notícias
CLINICA E MICROCIRURGIA OCULAR
http://www.oftalmed.com.br/Noticia
Pesquisas conduzidas pelo Dr. Geraldo Magela, da Oftalmed, demonstram os benefícios dos exercícios no controle da pressão intraocular. Desde o início do século passado, pesquisadores vêm demonstrando que a atividade física leva a uma diminuição da pressão intra-ocular. São inúmeros os estudos nesse sentido, em geral, relacionando a atividade física diretamente com uma diminuição da pressão dos olhos. A diminuição da pressão intra-ocular se inicia tão logo o exercício se inicia e é tanto maior quanto maior for a intensidade do exercício, e esta baixa vai permanecer por maior tempo se o exercício tiver uma duração maior. No entanto, estes experimentos foram sempre realizados empregando atividade física contínua e sem resistência, ou seja, exercícios como caminhadas, corridas, bicicletas, sempre por algum tempo prolongado.
Ao lado de renomados professores de educação física das Universidades de Brasília (UnB) e Católica de Brasília (UCB), o Dr. Geraldo Magela acaba de concluir este estudo. Os resultados desta pesquisa, que foi enviada para publicação nos Estados Unidos, demonstram claramente que ocorre uma elevação da pressão intra-ocular durante a atividade de levantamento de peso, com o voluntário deitado na posição horizontal, realizando o exercício popularmente conhecido como supino. Munido de um aparelho medidor de pressão ocular portátil e eletrônico, adquirido exclusivamente para fins de pesquisa, os Drs. Geraldo Magela, Martim Marques, Hildeamo Costa e Daniel Silva comprovaram que, ao realizar este exercício a pressão intra-ocular sobe, algumas vezes para valores muito acima dos níveis basais, colocando em risco a integridade do nervo óptico dos pacientes.
Neste estudo verificamos também que se o atleta prende a respiração ao executar o movimento, o aumento da pressão intra-ocular é significantemente maior. Por isso, é recomendável que se execute o exercício com movimento respiratório normal, embora novos estudos sejam necessários e já estão sendo realizados para melhor embasar esta afirmação, declarou o Dr. Magela. Por enquanto, o Dr. Magela recomenda que os pacientes que sofrem de glaucoma não realizem exercícios de levantamento de peso de forma alguma, embora, por outro lado, recomenda fortemente que estes pacientes executem diariamente atividades físicas contínuas, como caminhadas, corridas e outras similares. A literatura científica mostra de forma definitiva que não há dúvida de que exercícios aeróbicos abaixam a pressão intra-ocular e ajudam a controlar o glaucoma, sem citar a melhora na qualidade que causam na vida destas pessoas, completa o Dr. Geraldo Magela Vieira.
O Dr. Geraldo Magela Vieira é especialista em glaucoma na Oftalmed . É ex - Research Fellow do The Glaucoma Associates of New York at The New York Eye and Ear infirmary, de Nova York, Estados Unidos. É Mestre e Doutorando em Oftalmologia pela Universidade de Brasília e ex-presidente da Sociedade Brasiliense de Oftalmologia e da Sociedade Centro-Oeste de Oftalmologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário