OBRIGADA por passar por aqui, são 1.753 usuários só do Brasil que já olharam este blog, outros da França, Angola, Suiça, Estados unidos...Que esta semana seja linda para voce.

Queridos(a ) alunos, nesta terça-feira ás 16:30 nos encontramos para nosso chá e exposição dos alunos, em seguida ás 17:30 o Prof. Marcelo vai ministrar uma palestra sobre a importancia da atividade física para curar a depressão. A seguir a nutricionista Franciele vai falar sobre a importancia da escolha da alimentação antes e depois da atividade física.![]() |
| Exemplo de solidariedade |
Todas as vezes que perceber que está julgando muito, pensando demais ou cheio de emoções negativas sobre as coisas e as pessoas, volte-se para sua respiração e respire pelo coração. Depois expire suavemente pela boca, (com os lábios um pouco fechados) o amor e a compaixão por você e por tudo que existe e para o mundo a sua volta. Permita que a inspiração se processe naturalmente, sem esforço, pelo nariz, recebendo e apreciando o ar que entra e a energia que penetra em você sem pressa, inteira se expandindo por todas as suas células. Faça esta respiração profunda, pelo menos 9 vezes, várias vezes a cada dia."
que trabalha o corpo físico e energético por meio de uma série de exercícios práticos para preparar o seu corpo, reativar os órgãos produtores de hormônios e melhorar os sintomas dos desequilíbrios hormonais da mulher ou do homem
Fazer caminhadas regularmente pode ajudar os idosos a reduzir os episódios de vertigem e desmaios, tão comuns na terceira idade, segundo estudo da Universidade Lund, na Suécia. De acordo com os especialistas, metade das mulheres e 40% dos homens com mais de 75 anos têm tontura, que afeta significativamente sua qualidade de vida, mas a prática de atividades físicas parece beneficiar os idosos também nesse sentido.
Avaliando mais de 4,3 mil idosos, os pesquisadores observaram que os quase dois mil que apresentaram episódios de vertigem durante os três meses anteriores reportavam pior qualidade de vida física e mental e eram duas vezes mais propensos a quedas. Além disso, mais de 40% desses idosos disseram se sentir desanimados ou depressivos, comparados com apenas 13% dos participantes que não tinham vertigens.
Porém, as análises mostraram que a prática de atividades físicas, sejam elas leves ou mais pesadas, poderia beneficiar as pessoas que sofrem de vertigem, melhorando sua qualidade de vida. Segundo os autores, mesmo as pequenas coisas, como lavar pratos e roupas, fazer uma leve caminhada ao ar livre ou mexer no jardim, seria “bom para reduzir o risco de qualidade de vida ruim” e os riscos de queda entre esses idosos.
Queridos alunos e seguidores deste blog. Fiquei feliz ao saber que os exercícios fisicos ajudam no controle do glaucoma e prevenção da cegueira. Mais um motivo que nos leva a continuar praticando nossas atividades. Conforme informações dos especialistas devemos ter cuidado com o levantamento de peso na musculação principalmente o supino e a retenção de ar durante a prática de exercícios porque eleva a pressão intra-ocular
OBRIGADA SENHOR, porque podemos enxergar a beleza de tua criação todos os dias e o sorriso das pessoas que amamos! Profª Cirlei
Ao lado de renomados professores de educação física das Universidades de Brasília (UnB) e Católica de Brasília (UCB), o Dr. Geraldo Magela acaba de concluir este estudo. Os resultados desta pesquisa, que foi enviada para publicação nos Estados Unidos, demonstram claramente que ocorre uma elevação da pressão intra-ocular durante a atividade de levantamento de peso, com o voluntário deitado na posição horizontal, realizando o exercício popularmente conhecido como supino. Munido de um aparelho medidor de pressão ocular portátil e eletrônico, adquirido exclusivamente para fins de pesquisa, os Drs. Geraldo Magela, Martim Marques, Hildeamo Costa e Daniel Silva comprovaram que, ao realizar este exercício a pressão intra-ocular sobe, algumas vezes para valores muito acima dos níveis basais, colocando em risco a integridade do nervo óptico dos pacientes.
O exercício físico ajuda a controlar o glaucoma, revela um estudo norte-americano. Atividades como o ciclismo e a natação diminuem a pressão intra-ocular e evitam a perda de visão e cegueira potencial.![]() |
| Esta postura de ioga deve ser evitada pois aumenta a pressão ocular Em nossas aulas de ioga não fizemos esta postura(Cirlei) |
![]() |
| Proximidade do verão e a chegada de temperaturas mais elevadas é um incentivo para quem pratica e para quem pretende começar a se exercitar em breve Foto: Julio Cordeiro |

Sua função é primordialmente estrutural, ou seja, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente protéico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
O colágeno é reposto em nosso organismo por meio da alimentação equilibrada. Os alimentos de origem animal, tais como as carnes, principalmente as vermelhas, são excelentes fontes de proteínas e colágeno. Entretanto, somente a alimentação não é capaz de fornecer a quantidade ideal dessa proteína que nosso organismo necessita a partir dos 30-40 anos. É aí que entra a suplementação.
De acordo com pesquisadores da Unicamp, como o prof. Jaime Farfan, o colágeno em pó permite que o nosso organismo mantenha uma quantidade de massa muscular adequada, ajudando o organismo a utilizar eficientemente suas reservas lipídicas e de açúcar. Além disso, o colágeno em pó é um eficiente aliado contra processos de flacidez tecidual e quando aliado a atividade física torna-se uma excelente fonte protéica capaz que sintetizar massa magra, mantendo assim o aspecto jovial do nosso corpo.
O colágeno hidrolisado é reconhecido como um ingrediente alimentício pelo Ministério da Saúde e pelo FDA, órgão que regulamenta alimentos e bebidas nos EUA, e, atualmente, já é possível observar no mercado alguns alimentos enriquecidos com essa proteína.
Eu, particularmente, tive a oportunidade de trabalhar com o colágeno hidrolisado em um alimento à base de soja, conhecido como Previna Mais. O alimento foi desenvolvido especialmente para mulheres que já passaram dos 40 anos e estão começando a enfrentar a deficiência estrogênica, que chega geralmente com a menopausa após os 50 anos. Além de proteínas de soja, isoflavonas e cálcio, o alimento foi enriquecido com o colágeno hidrolisado, visando proporcionar às mulheres uma suplementação dessa proteína tão importante para a preservação da saúde óssea, articular e da pele.
PARA SER MAIS BEM ABSORVIDO, O COLÁGENO NECESSITA DE VITAMINA C, PRESENTE EM ABUNDÂNCIA NO LIMÃO, NO MELÃO E NA ACEROLA; ALÉM DE VITAMINA E, ENCONTRADA NAS FRUTAS OLEAGINOSAS E NOS PEIXES. Na vasta lista de benefícios oferecidos pelo colágeno, a saúde não fica de fora. Uma de suas funções mais importantes nesse sentido é proteger o coração. "A proteína forma uma rede através das artérias, dando a elas maior elasticidade. Essa propriedade é fundamental na prevenção de infartos e derrames". Outra informação fundamental: manter níveis adequados da substância no organismo previne também males articulares. "Nesse caso, a necessidade é mais evidente em pessoas que expõem suas articulações a grandes esforços, como atletas e obesos”.