Sejam Bem-Vindos!

Este blog surge com o intuito de demonstrar, informar, esclarecer e motivar as pessoas a buscarem acrescentar mais qualidade a suas vidas. Queremos que todos os visitantes sintam-se bem-vindos e que repassem o conhecimento aqui postado adiante. Afinal, "Se você tem conhecimento, deixe os outros acenderem suas velas nele (Margaret Fuller)".



Professora Cirlei Cancian
Email:cirleicancian@yahoo.com.br
HORÁRIO DAS AULAS
PILATES SOLO E RELAXAMENTO:Segundas e quintas-feiras:7:30 e 8:30 (manhã)
terças e quintas-feiras:18:00
PILATES BOLA E SOLO: segundas e quintas-feiras:9:30;terças:7:30 e 8:30; terças e quintas-feiras:17:00




domingo, 29 de agosto de 2010

Será que eu engordo porque queimo pouco?

É A MESMA PESSOA
foto:conversahafiada.blogspot.com
Queridos alunos e alunas, este tema faz parte do questionamento de muitas pessoas, portanto resolvi postar aqui para que vocês entendam melhor o que acontece com nosso metabolismo.Bom final de semana,um abraço.ProfªCirlei
TEXTO de Alessandra Rascovski, Especialidade: Endocrinologia
Metabolismo é um conjunto de reações fisiológicas responsáveis pelo funcionamento do nosso corpo. É através destas diversas reações e do equilíbrio entre elas que o nosso organismo pode desenvolver suas funções vitais. E, para que isso se torne possível é necessário um combustível, uma energia que permita que estes processos ocorram de maneira adequada. Quando falamos em metabolismo basal ou taxa metabólica basal (TMB), nos referimos à quantidade de energia (calorias) que um indivíduo em repouso gasta para manter suas atividades vitais: respiração, metabolismo celular, circulação, atividade glandular e manutenção de temperatura corpórea.Vários fatores influenciam a taxa metabólica total do indivíduo, que é composta por 3 principais fatores: metabolismo basal (representando 50 a 70% do valor calórico total), nível de atividade física e ação dinâmica específica dos alimentos. As atividades comuns que requerem movimentação, atividades físicas e ingestão de alimentos é que irão dar a variabilidade ao cálculo das necessidades energéticas do corpo.
Durante alguns períodos da vida, o metabolismo se modifica para se adequar às nossas necessidades, por exemplo, durante a infância é preciso mais energia para possibilitar o crescimento e desenvolvimento. Além disso, fatores como sexo, idade e composição corporal também influenciam de maneira significativa. As mulheres de uma maneira geral têm um metabolismo basal de 5 a 10% menor que os homens. Conforme envelhecemos o nosso gasto energético diminui, já que o envelhecimento leva a uma diminuição da massa muscular e ao longo dos anos não necessitamos tanto de energia quanto antes. As gestantes aumentam seu metabolismo em até 28% para poder suprir de forma eficiente as suas necessidades e as do bebê.
Conforme a composição corporal, mais músculo ou mais gordura, o metabolismo também muda. Quanto mais músculo tem um indivíduo, mais alto é seu metabolismo basal. Além disso, dependendo do peso, o gasto energético também pode ser maior, já que há um enorme esforço para movimentar e locomover um corpo mais pesado.
Tudo isso, lógico, tem haver também com a genética de cada um. A sua composição corporal é muito influenciada pela dos seus pais.
Quanto mais nos movimentamos, mais gastamos calorias. Portanto, o nível de atividade física, tanto em exercícios, quanto nas atividades do dia a dia (subir escadas, andar, lavar roupas, limpar a casa, trabalhar) vai diferenciar um maior ou menor gasto energético.
FOTO:lealdadefemenina.blogspot.com
Pessoas muito ansiosas ou extremamente estressadas podem ter níveis de cortisol aumentados. Este hormônio, também chamado de hormônio do stress, quando secretado tem como principal objetivo o estoque de energia no corpo. Ele estimula o metabolismo energético e de carboidratos, assim como a liberação de insulina, resultando em um aumento no apetite. Além disso, também estimula o depósito de gordura, principalmente na região abdominal. Algumas doenças podem interferir no aumento do peso e no gasto energético, mas são patologias bem raras, sabe-se que apenas 5% dos casos de obesidade são por doenças glandulares. A tireóide é a principal glândula reguladora da TMB. Ela produz hormônios responsáveis, entre outras funções, pelo aumento ou diminuição do gasto energético. Quando o suprimento de T3 é inadequado, o metabolismo basal pode cair de 30 a 50%. Se a glândula for hiper ativa, a taxa de metabolismo basal pode aumentar quase duas vezes. Além disso, doenças que incluam corticóides no tratamento, como alergias, bronquite asmática e doenças reumatológicas favorecem a retenção de líquido e aumento do peso. Outras doenças como insuficiência cardíaca ou renal interferem no peso, mas não por alterar o metabolismo energético e sim por causar uma retenção de líquidos importante.
Uma forma saudável de estimular o metabolismo é consumir alimentos termogênicos, ou seja, alimentos que estimulem a queima de calorias. Incluir pimenta vermelha, mostarda, gengibre, chá verde e algumas gorduras, como ômega 3 e 6, pode, numa dieta equilibrada, favorecer o gasto energético.
FOTO:FORUM.JOGOS.UOL.COM
Enquanto outras comem pouco e selecionam bem seus alimentos e mesmo assim engordam. Isto acontece porque elas são geneticamente diferentes. Alguns indivíduos têm o metabolismo mais acelerado e, além de queimar calorias mais eficientemente que outros, não estocam tanta gordura. Quem possui o metabolismo mais lento terá sempre que aumentar o gasto energético através de exercícios físicos para compensar.
Existem também algumas estratégias alimentares que devem ser tomadas para favorecer o gasto. É conhecido que fracionar a alimentação em pequenas refeições em intervalos curtos de tempo além de prevenir a fome, estimula o metabolismo. Quando se come de 3 em 3 horas quantidades adequadas de alimentos e calorias, gasta-se mais energia do que quando se come as mesmas calorias em apenas 3 refeições mais espaçadas. Portanto, fracionar a alimentação, ter horários para se alimentar e consumir os alimentos adequados favorece muito o metabolismo.
Na hora de emagrecer você considera os alimentos e as vitaminas que não podem faltar no seu organismo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário