Sejam Bem-Vindos!

Este blog surge com o intuito de demonstrar, informar, esclarecer e motivar as pessoas a buscarem acrescentar mais qualidade a suas vidas. Queremos que todos os visitantes sintam-se bem-vindos e que repassem o conhecimento aqui postado adiante. Afinal, "Se você tem conhecimento, deixe os outros acenderem suas velas nele (Margaret Fuller)".



Professora Cirlei Cancian
Email:cirleicancian@yahoo.com.br
HORÁRIO DAS AULAS
PILATES SOLO E RELAXAMENTO:Segundas e quintas-feiras:7:30 e 8:30 (manhã)
terças e quintas-feiras:18:00
PILATES BOLA E SOLO: segundas e quintas-feiras:9:30;terças:7:30 e 8:30; terças e quintas-feiras:17:00




domingo, 8 de agosto de 2010

Qual a principal diferença entre os alimentos light e diet?

Turma, este artigo foi escrito pela nossa colega de pilates Luciana Ricalde,ela é formada em nutrição e esta a disposição para atendimentos nos telefones:32251577 e 99810381 - email:lucianaricalde@hotmail.com
Os alimentos dietéticos ou diet são classificados como alimentos para dietas com restrição de nutrientes e para alimentos exclusivamente empregados para controle de peso, ou ainda para atender às necessidades de pessoas com distúrbios no metabolismo de açúcares (diabéticos). Não contém açúcares ou podem conter no máximo 0,5g de sacarose, frutose e/ou glicose por 100g ou 100 ml do alimento a ser consumido. Já o termo light (que em inglês significa “leve”) pode ser utilizado quando for cumprido o atributo de redução mínima de 25% de calorias ou de um dos nutrientes – gorduras ou açúcares. Assim, um alimento light pode conter açúcar e ser contra indicado para diabéticos.
Os chamados alimentos zero tanto podem ser diet, quanto light.
Por isso, a dica é jamais esquecer de verificar os rótulos dos produtos antes de comprar.
Pessoas que controlam o consumo de açúcares, como regra geral devem optar por alimentos diet, porém podem usar alguns alimentos light, como é o caso dos iogurtes light, requeijão light e margarinas light. Refrigerantes light, diet ou zero como regra geral também não contem açúcar, mas devem ser usados com moderação. Mas cuidado pois o consumo exagerado desses alimentos pode alterar o controle da glicemia, por isso uma alimentação saudável e balanceada é sempre a melhor opção, mesmo quando se fala em produtos sem adição de açúcares. Receitas diet que usam adoçante e serão cozidas ou assadas, devem ser preparadas com adoçantes próprios para forno e fogão.
Aquelas pessoas obesas ou com sobrepeso, que precisam perder peso poderão usar alimentos diet ou light, desde que não haja um consumo excessivo dos adoçantes, cujo excesso pode ser prejudicial à saúde, é sempre melhor optar por adoçantes à base de stevia ou sucralose. Já aqueles que se preocupam com a saúde, estética e boa forma não precisam consumir esse tipo de alimento, basta usar alimento na forma tradicional em quantidades adequadas.
Aí vão algumas receitinhas se açúcar pra quem está afim de se cuidar no inverno ...
Pêra quentinha
Parta a pêra ao meio, retire os talos e as sementes, polvilhe adoçante próprio para ir ao forno e canela em pó, leve ao forno microondas por 1 a 2 minutos e sirva em seguida.(pode usar maçã ou banana)
Refogados de legumes ( saladas frias no inverno? Nem pense nisso. Prepare saladas quentes!)
Refogue ½ cebola, ½ tomate com um pouco de óleo, mexendo sempre, depois acrescente 1 xícara do legume de sua preferência e refogue, acrescentando somente pinguinhos de água, quando necessário, mexa até que esteja cozido al dente, adicione sal e tempero verde. Essa receita também pode ser usada como recheio no preparo de sanduiches quentes e tortas salgadas acrescentando queijo branco, ou ainda como molho para espaguete, acrescentando 1 a 2 colheres de molho de tomate.
• Experimente as combinações: abobrinha com berinjela; repolho; cenoura com chuchu e vagem; couve-flor com brócolis...
Luciana Ricalde - Nutricionista -Personal Diet
Cauzzo
Ped &Neo - 32251577
99810381

Nenhum comentário:

Postar um comentário