Sejam Bem-Vindos!

Este blog surge com o intuito de demonstrar, informar, esclarecer e motivar as pessoas a buscarem acrescentar mais qualidade a suas vidas. Queremos que todos os visitantes sintam-se bem-vindos e que repassem o conhecimento aqui postado adiante. Afinal, "Se você tem conhecimento, deixe os outros acenderem suas velas nele (Margaret Fuller)".



Professora Cirlei Cancian
Email:cirleicancian@yahoo.com.br
HORÁRIO DAS AULAS
PILATES SOLO E RELAXAMENTO:Segundas e quintas-feiras:7:30 e 8:30 (manhã)
terças e quintas-feiras:18:00
PILATES BOLA E SOLO: segundas e quintas-feiras:9:30;terças:7:30 e 8:30; terças e quintas-feiras:17:00




domingo, 8 de agosto de 2010

Saiba como conservar o fígado em bom estado

Turma adorei esta matéria gostaria de compartilhar com vocês.
Querida aluna Ednéia, separei esta informação especialmente para você, sua familia é linda, adoro vocês.bj.ProfªCirlei
Glândula de destaque, o fígado é o maior órgão interno do corpo humano. De cor marrom-avermelhada e localizado no canto direito do abdome, é responsável por liberar secreções e substâncias no sangue e no sistema linfático (sistema paralelo ao circulatório, formado de vasos). Além de desempenhar funções relevantes, como o armazenamento e a liberação da glicose, o fígado também produz a bile (fluido para ajudar na digestão de gorduras e na absorção de substâncias nutritivas), cuida do metabolismo dos lipídios e proteínas e processa hormônios e medicamentos ingeridos.
Um fígado saudável é necessário para o bom funcionamento de todo o corpo. “Ele faz a limpeza do organismo. Tudo o que você coloca de errado ele limpa”, conta a endocrinologista e nutróloga Sandra Gordilho. “Ele tem de lidar com vários tipos de substância para poder trabalhar e deixar o corpo funcionar”. Álcool e alimentação saturada, pesada, rica em gorduras e condimentos, são os grandes vilões do órgão. O excesso de peso também pode ser um grande perigo. “No momento em que aumenta muito o peso, aumenta a quantidade de gordura corporal e de gordura visceral, que é a gordura do fígado”, diz a médica.
beterraba é a mãe do figado
Doenças – A consequência pode ser desde uma insuficiência no funcionamento até problemas mais graves, como o câncer. Entre as doenças mais comum do fígado, estão a cirrose – morte de células do fígado e perda do tecido hepático–, as hepatites virais (confira matéria ao lado) e a esteatose hepática. “Hoje, eu chego a atender crianças de 8 anos no consultório com esteatose ”, diz Sandra Gordilho.
Ela conta que a esteatose é causada pelo acúmulo da gordura visceral, cada vez mais comum em crianças e adolescentes acima do peso ideal. “Os pais devem ficar atentos e evitar comidas gordurosas em casa. Evitar biscoitos recheados e se preocupar com uma alimentação saudável. É importante não associar a sobremesa a um prêmio”, diz.
Para tratar da esteatose, o primeiro passo é trabalhar a perda de peso com atividades físicas. O tratamento multidisciplinar, com reeducação alimentar e acompanhamento de profissionais, como hepatologistas e nutrólogos, se faz necessário.
Cuidados – Água-de-coco, uvas e sucos são alimentos capazes de contribuir para a manutenção do bom funcionamento do fígado. Alimentos com potássio e sumos verde também são importantes. Sandra Gordilho conta que a beterraba é a “mãe do fígado”, por contribuir com a desintoxicação hepática. “Frutas secas são ótimas para isso”. Ela indica a mistura composta por salsa, cenoura, beterraba, couve e suco de lima, que pode ser preparada em casa, para a limpeza do fígado. “Deve ser tomada em jejum, para o organismo absorver mais facilmente”, conclui.
Texto retirado de: Içara Bahia, do A TARDE - Brian Hoskins | Divulgação vocês

Um comentário:

  1. Profeee, amei o post e obrigada pela dedicação e pelas belas palavras. Saiba que a nossa família te admira bastante. Vc é muito iluminada e sábia. Sucesso sempre. Beijo grande.

    ResponderExcluir