Sejam Bem-Vindos!

Este blog surge com o intuito de demonstrar, informar, esclarecer e motivar as pessoas a buscarem acrescentar mais qualidade a suas vidas. Queremos que todos os visitantes sintam-se bem-vindos e que repassem o conhecimento aqui postado adiante. Afinal, "Se você tem conhecimento, deixe os outros acenderem suas velas nele (Margaret Fuller)".



Professora Cirlei Cancian
Email:cirleicancian@yahoo.com.br
HORÁRIO DAS AULAS
PILATES SOLO E RELAXAMENTO:Segundas e quintas-feiras:7:30 e 8:30 (manhã)
terças e quintas-feiras:18:00
PILATES BOLA E SOLO: segundas e quintas-feiras:9:30;terças:7:30 e 8:30; terças e quintas-feiras:17:00




domingo, 16 de outubro de 2011

POSTURA CORRETA PARA DORMIR


Sabe aquela história de que uma pessoa de 60 anos passou 20 anos deitada??? Pois é... verdade!!! 
Pesquisas apontam que 90% dos problemas de dores de cabeça, torcicolos, dores na nuca, dores lombares e musculares são decorrentes de noites mal dormidas em colchões inadequados.È VERDADE, COMIGO É ASSIM.
As causas mais comuns de dores nas costas são, normalmente, uma combinação de fatores como sobrecarga ou esforço físico extra, posturas incorretas, obesidade, sedentarismo e estresse.
       Como podemos que eliminar esses riscos de dores nas costas?
Cuidar de nossa postura no dia a dia durante as nossas atividades, aquelas em que permanecemos por muito tempo como no trabalho (laborais) e durante o sono é muito importante, prevenindo não só os sintomas mas lesões irreversíveis como diminuição de espaço articular (entre uma vértebra e outra) ou até uma hérnia de disco.
Durante o sono as melhores posições são decúbito dorsal (barriga para cima) e lateral (lado direito ou esquerdo), quem quer evitar dores nas costas deve evitar dormir de barriga para baixo. 
O tipo de colchão e o travesseiro também devem ser observados. O colchão ideal é o semi-rígido, que mantém as curvas naturais do corpo quando deitado. O travesseiro ideal para quem dorme de barriga para cima é o baixo, já para quem dorme de lado a altura deve ser igual a altura do ombro.
A escolha infeliz desses itens podem detonar a coluna, resultando em noites mal dormidas, dias improdutivos de trabalho e até uso indiscriminados de remédios para dor. Não é incomum ouvir de pacientes aquela frase “Acordei parecendo que um caminhão passou sobre mim”, isso porque posições incorretas levam a contratura muscular, dos músculos das costas e do pescoço, isso é como se o músculo se contraísse e esquecesse de descontrair por toda a noite e quando acordar esse músculo que se esforçou a noite toda estará muito dolorido.
Em qualquer posição para dormir lembre-se que a postura ideal é aquela que mantém o alinhamento fisiológico (natural) de sua coluna, sem torções ou curvas acentuadas.
 A coluna deve assumir uma posição linear – o que proporciona o relaxamento dos discos de cartilagem, o corpo tem que ter descanso suficiente para proporcionar a migração de água do corpo da vértebra para o disco, especialmente para o núcleo pulposo. O núcleo é composto na sua maior parte de água que sob pressão constante do dia faz uma migração de parte de seu conteúdo para o corpo da vértebra, durante o sono, onde a pressão diminui e os músculos estão relaxados, o processo se inverte. Ou seja, a água migra do corpo da vértebra para o núcleo fazendo o caminho de volta e a recuperação necessária. Daí a importância das horas de sono em boa posição no que se refere à manutenção do disco intervertebral. Sendo assim, a nossa estatura pela manhã costuma ser maior em até 2 cm se comparada com o final do dia.
Na posição lateral o travesseiro na altura do ombro é útil para que seu pescoço continue mantendo a posição alinhada de sua coluna, o travesseiro entre as pernas mantém a posição correta dos quadris, abraçar um travesseiro garante a posição correta de ombro e também que seu tórax se mantenha alinhado, assim não corre o risco de seu ombro “cair” para frente.
De costas ponha um travesseiro embaixo dos joelhos para manter a curva lombar. FONTE: http://daniborgesfisio.blogspot.com/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário